10 August 2014

DIA NACIONAL DA MOBILIZAÇÃO DAS MULHERES PELA CONSTITUINTE


Foto/ Marcha Mundial das Mulheres Núcleo Sertão
Para encerrar o Dia Nacional de Mobilização das Mulheres pela Constituinte 09.08.2014,A da Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Sertão, construirão junto as companheiras dos diversos Movimentos Sociais: A Plenária das Mulheres do Vale do São Francisco Pela Constituinte.
Reuniram-se em torno de 50 mulheres para debater os  desafios na construção de uma constituinte que nos contemple, que garanta nossa representatividade na política e que assim possamos mudar a vida das mulheres, principalmente, no combate ao patriarcado institucionalizado em nosso sistema político.
No primeiro momento, tivemos a fala das representantes: Vanessa Gonzaga – Levante Popular da Juventude, Tatiana Carvalho – Diretório Central dos Estudantes Univasf, Érica Daiane – Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco e Irpaa, Karoline Telles – Movimento dos Atingidos por Barragem, Márcia Alves – Associação das Mulheres Rendeiras do José e Maria, e por fim, Cristina Costa – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco.
Após a contribuição das companheiras, iniciou-se um debate em grupo que perpassou a atual sub-representação das mulheres, no Congresso Nacional, assim como as dificuldades de nus organizarmos politicamente e diante de um sistema patriarcal que nos oprime e nos limita aos espaços privados, geralmente, do lar.
No segundo momento, nos dividimos em pequenos grupos para a discussão e elaboração de propostas que serão realizadas em nossos últimos dias de mobilização do Plebiscito Popular.
Desta forma, deliberamos os seguintes encaminhamentos:
Reforçar as nossas pautas nos comitês já existentes, no qual estamos construindo, além da inserção das companheiras que ainda não estavam alocadas em algum destes:
Comitê do José e Maria – sede Associação das Mulheres Rendeiras(PE);
Comitê do Quidé (BA) – sede Naenda;
Comitê Recanto Madre Paulina (PE);
Comitê Escola Gercino Coelho (PE);
Comitê da comunidade do Salitre (BA);
Comitê Escola Otacílio Nunes (PE);
Comitê Escola Joaquim André (PE);
Além da construção e fortalecimento de mais dois novos comitês na cidade de Petrolina: Universidade de Pernambuco (UPE) e no bairro Cohab VI; e na cidade de Juazeiro: o comitê da Faculdade Anhanguera.
Estaremos também construindo o Dia Nacional de Mobilização do Plebiscito Popular, 12/08, com panfletagem na Praça da Misericórdia e na comunidade do Salitre em Juazeiro, e na praça da Catedral em Petrolina. E garantimos a nossa participação na Plenária Regional que acontecerá no próximo sábado, dia 16, na Univasf – campus Juazeiro.
Vamos seguindo com a nossa luta e nos fortalecendo na construção de um sistema político que nos represente e nos garanta equidade no Congresso Nacional! Pois, seguiremos em MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!