14 June 2014

Cursos de Reciclagem

Sobre os cursos

Os cursos são oferecidos pela Associação das Mulheres Rendeiras, e acontecem em nossa sede. Tem o objetivo de atingir, principalmente as mulheres da comunidade, para a capacitação profissional, bem como, incentivar o empreendedorismo dessas mulheres. Mesmo que o foco sejam as mulheres, estes cursos que oferecemos estão abertos a toda toda comunidade do bairro José e de outras localidades.

Por que reciclar?

O trabalho de aproveitamento, ou reciclagem, é necessário em todo o contexto social, levando em consideração a terapia ocupacional associada à questão da preservação ambiental, nos traz inúmeros benefícios, e não nos causa nenhum dano. Todos saímos ganhando!

Além de também ser uma possibilidade de geração de renda. A reciclagem também é uma questão de saúde pública, pois, aquele material que possivelmente seria descartado na natureza, pode ser reutilizado, ou mesmo transformado pára outras utilidades. Com isto, diminui a quantidade de lixo exposto no meio-ambiente, e os riscos de doenças causadas por ele. 

Praticamos a reciclagem de forma artesanal. Esta atividade tem como uma das principais consequências, a boa convivência em grupo, pois, não temos como principal objetivo a geração de lucro, mas sim, a cooperação. Muitas mulheres buscam em nossos cursos uma terapia ocupacional, o que tem mudado bastante suas realidades, pois, ao mesmo tempo em que elas encontram na Associação um lugar onde possam compartilhar suas experiências e conhecimentos, também aprendem e tendo também como consequência, a geração de renda e sua independência financeira. 

Nossos cursos:

Curso de reciclagem utilizando a palha de bananeira e garrafa PET, caixa de leite. As peças que podemos confeccionar com estes materiais são diversas. Com a palha de bananeira, podemos decorar caixas, fazes arranjos de flor, jogo americano, entre outros. Com a garrafa PET e as caixas fazemos potes decorados, agulheiros, abajur, chaveiros, bonecas, etc. 







Curso de reciclagem em couro. Utilizamos retalhos de couro para confeccionar diversas peças, como carteirinhas, capas de caderno e celular, colares, tiaras, bolsas, presilhas, etc.